sábado, 14 de maio de 2011

O "MILAGRE" DE FÁTIMA ... HALO FÁTIMA ... 13/05/2011

Hoje é 13 de Maio. Muita gente vai em peregrinação ao Santuário de Fátima.
As pessoas viram um Halo Solar. E muitas delas começaram a gritar que aquilo era um milagre, como podem ler aqui e aqui.
O facto de muitas pessoas interpretarem como um milagre, evidencia a falta de cultura das pessoas que entram neste tipo de religiosidades.
Já um jornalista do Expresso (o artigo não está assinado) ter escrito que “esta imagem (…) será, sem dúvida, única” só prova que de jornalista tem muito pouco.
É que bastariam 5 segundos no Google para ver milhões de fotografias de Halos Solares – ou os mais de 5000 vídeos no YouTube -, e se esse mesmo jornalista do Expresso fôr para Fátima várias vezes, certamente que verá mais Halos Solares nessa zona (ou noutra qualquer) e poderá tirar várias fotografias “únicas” todas iguais…
O facto de isto ser um fenómeno normal, é dito pela SIC: “Para lá das crenças, a ciência tem uma explicação para o que aconteceu hoje em Fátima. A comunidade científica chama-lhe halo solar. Um fenómeno que acontece quando pequenos cristais de gelo suspensos na atmosfera reflectem a luz do Sol. Nestes casos, os cristais estão na ténue nuvem alta que se atravessa à frente do astro. Consoante o tamanho ou espessura, o resultado pode ser o que aconteceu hoje em Fátima, ou mesmo um circulo com o espectro de cores do arco-íris. Por vezes, o halo também se forma em noites de Lua Cheia. Cheia está a Internet de registos mais ou menos esotéricos do arco que NÃO é inédito.”
Como diz a Wikipedia: “Um halo é um anel de luz que rodeia um objeto. Os halos formam-se a 5-10 quilómetros, na troposfera superior. A forma e a orientação particulares dos cristais são responsáveis para o tipo de halo observado. A luz é refletida e refractada pelos cristais de gelo e pode-se dividir em cores por causa da dispersão, semelhante ao arco-íris.”
Podem certamente ler a mesma explicação noutros lados, como aqui.
Aliás, este fenómeno óptico é tão normal que antigamente era utilizado para prever o tempo!!!
Concluindo: não existe qualquer milagre. Existe sim um fenómeno que é normal, e que é perfeitamente explicado pela ciência.
O mundo seria excelente se as pessoas em vez de gritarem “milagre”, tentassem compreender as causas dos fenómenos.
E o mundo seria menos inculto se as pessoas entendessem o quanto a ciência é importante na sua vida diária. Quiçá até fariam romarias para agradecer todos os benefícios que a ciência lhes dá diariamente…

3 comentários:

Anónimo disse...

Caro Edgar

O facto de existir explicação cientifica para o fenómeno não retira a singularidade do acontecimento nas circunstâncias em que aconteceu. Ciência e Religião não têm que estar de costas voltadas.

Um abraço

Anónimo disse...

bastante tacanha e limitada a sua explicsação, agarrada à ciência como facto inolvidável, revela falta de intelegência paradoxalmente

Joaquim Santos disse...

REALMENTE PODERIA TER ACONTECIDO UM "MILAGRE" EM FÁTIMA, MAS SE ESSE FOSSE O CASO, NUM LUGAR DAQUELES SÓ SERIA PELO PODER DO INIMIGO/SATANÁS QUE É QUEM ESTÁ POR DETRÁS DE FÁTIMA E OUTROS "MILAGRES" SEMELHANTES QUE SÓ ENGANAM OS QUE NÃO CONHECEM AS SAGRADAS ESCRITURAS, QUE NOS ALERTAM PARA ESSES FENÓMENOS. COM AMIZADE CRISTÃ. analisem por favor este blog http://stascrito.blogspot.com