terça-feira, 13 de abril de 2010

CONCERTO DE CANTO GREGORIANO E POLIFONIA RENASCENTISTA EM SEIA

A Santa Casa da Misericórdia de Seia, interpretando o sentimento de muitos senenses, vai levar a efeito, pela primeira vez em Seia, um Concerto de Canto Gregoriano e Polifonia Renascentista no próximo dia 17 de Abril, às 17h00, na Igreja da Misericórdia.
O Canto Gregoriano é a forma, por excelência, de oração cantada que a Igreja Católica adoptou na sua liturgia.
O Papa Gregório I (590-604), foi o grande impulsionador que reformou e uniformizou o repertório de canto então existente na Igreja, com origens na música hebraica, grega e romana. Daí a origem do nome, gregoriano.
O repertório gregoriano inicialmente aprendia-se de cor e com a ajuda de sinais alfabéticos, transmitindo-se oralmente. Esses sinais ou neumas, uns séculos mais tarde, deram lugar a sistemas de escrita com pontos de referência para a classificação dos sons. Tudo isto evoluiu para a escrita actual na pauta de quatro linhas com as claves de dó e de fá.
Estes sistemas de notação, através de sinais de acentuação e pontuação, funcionavam mesmo e muito bem pois ainda hoje há pessoas que, não sabendo ler música, cantam na liturgia através de sinais e de setas que vão colocando nos textos.
O valor do canto gregoriano está sobretudo na sua espiritualidade. É uma música celestial que transmite uma sensação forte e envolvente mas ao mesmo tempo estranha, calma e calorosa.
O grupo convidado, "Ensemble Sacra Musica", de Lisboa, é constituído por profissionais da música e tem como Director Artístico João Luís Ferreira, grande dinamizador do Canto Gregoriano em Portugal através da Semana de Estudos Gregorianos, que vai realizando todos os anos pelo país.


Sem comentários: