quinta-feira, 1 de julho de 2010

FIAGRIS (2)

A Fiagris – Feira Industrial, Comercial e Agrícola de Seia abre ao público hoje, dia 30 de Junho, e decorre até ao dia 4 de Julho (domingo).
Durante os cinco dias, entre as 19h00 e as 24h00, e ao fim-de-semana, das 15h00 às 24h00, o potencial empresarial do Concelho pode ser visitado no certame, onde estarão presentes 50 empresas de diferentes ramos de actividade, entre outras colectividades, numa mostra de serviços e produtos também promovidas por 59 expositores de artesanato nacional e internacional, aos quais se juntam quatro bares e três restaurantes.
Aliado a esta mostra, para a qual a organização promete trazer a Seia «uma nova dinâmica», foi preparado um programa musical diversificado com artistas bem conhecidos do público português. Na quarta-feira, dia 30 de Junho, sobe ao palco o hilariante Rouxinol Faduncho, ficando o dia seguinte reservado para o espectáculo Wook dos Tocá Rufar. Na sexta-feira, Mafalda Arnauth, Susana Félix, Viviane e Luanda Cozetti recordam Ary dos Santos com “Rua da Saudade”. David Fonseca e Deolinda actuam nos dois últimos dias. A Câmara Municipal fez um esforço para que os Deolinda actuassem no sábado, coincidindo o concerto com o feriado municipal. O objectivo era fazer “o casamento perfeito” para este dia, uma vez que dois dos elementos do grupo têm raízes familiares em Frádigas (Vide), salientou recentemente o presidente da autarquia, Carlos Filipe Camelo. A antecipar estes espectáculos, decorrerão diariamente, pelas 21 horas, concertos no palco secundário que foi instalado no largo da feira e que foi designado de “Palco Mundo da Música”. Banda Play, Big Triple, Gramofone, HR & Os Indiscretos e Urban Spirit serão as bandas presentes. Após os concertos a festa continua ao som da música tecno, no espaço reservado aos bares.
Aliado ao programa, o Município vai assinalar o seu 24º aniversário de elevação de Seia a cidade no dia 3 de Julho (ver notícia). Integram as comemorações uma cerimónia solene onde, serão homenageados oito personalidades e 14 alunos e um cortejo histórico, que culminará com representações históricas promovidas pelas escolas participantes.
Inserido na programação do dia 4 de Julho, vai ser apresentado à população o Projecto “Abordagem Multidisciplinar de Plantas Aromáticas e Medicinais do Parque Natural da Serra da Estrela”, que decorrerá no CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela, pelas 14h30. Trata-se de uma iniciativa multidisciplinar na área da botânica, que procura demonstrar a aplicabilidade da propagação e comercialização das plantas aromáticas e medicinais (PAM) e produtos a elas associadas, como meio para a fixação das populações locais, através da criação de actividades complementares que gerem riqueza, potenciem a qualidade de vida das populações e promovam os valores endógenos da região e do seu território.
É um projecto implementado pelo Município de Seia (Centro de Interpretação da Serra da Estrela - CISE) em parceria com a Universidade de Coimbra, através do Departamento de Ciências da Vida e Centro de Estudos Farmacêuticos, co-financiado pelo QREN, no âmbito do Mais Centro - Programa Operacional Regional do Centro. Prolonga-se por um período de dois anos e todas as suas componentes confluem para um fim último, que se centra a nível da conservação das PAM, da educação científica e ambiental e do fomento do desenvolvimento local.
No decorrer do certame organizado pelo Município de Seia, em colaboração com a Associação Empresarial da Serra da Estrela, a Associação de Artesãos da Serra da Estrela e o Nerga – Delegação de Seia, decorrerá nos dias 3 e 4 de Julho, no Estádio Municipal de Seia, o X Torneio de Ténis de Seia, organizado pelo Clube de Ténis de Seia.

Porta da Estrela de 30/06/2010

Sem comentários: