quinta-feira, 27 de maio de 2010

QUIM BARREIROS TEM CANÇÃO HOMOFÓBICA

Se, até agora, apesar da jocosidade das suas canções e dos significados implícitos, nunca o "cantor" tinha chegado ao ponto de usar calão, tal regra não foi agora cumprida.
Senão vejamos: “ Os políticos aprovaram o casamento gay. Nem todos estão de acordo com a aprovação da lei. O Zezinho ‘paneleiro’ casou com o Manuel das ‘tricas’. E convidaram a família, os amigos e os ‘maricas’. Um casamento ‘panasca’ com muita animação”.

Este é um registo de um cantor profundamente sexista, que usa palavras que são claramente usadas como fonte de discriminação e feminista “Não te prives”. Esta é uma atitude preocupante quando sabemos que se trata de alguém bem conhecido que está a reforçar a homofobia com a sua música. É necessário analisar se tal composição configura ou não crime.
O "artista" acrescenta ao extremo sexismo de composições anteriores, a homofobia mais primária, no mau gosto de sempre. Ele próprio tenta vender um estereótipo de macho latino boçal, que nada corresponde à percepção que hoje o conjunto da sociedade tem dos temas da igualdade e dos direitos humanos. Estou convencido que Quim Barreiros não ficará em nenhuma página relevante da história da cultura popular do nosso país.

Sem comentários: