segunda-feira, 29 de junho de 2009

ENIGMAS...

1) Coloque um traço para que a igualdade seja verdadeira:

5 + 5 + 5 = 550


Nota: Se colocar o traço em cima do = passará a ser uma diferença e não é isso que se pretende.

2) A mãe da Maria tem 5 filhos: Chata, Cheta, Chita, Chota, ... Qual o nome do 5º filho?

3) Andreia, Brigite e Carla são familiares; cada uma delas é prima das outras duas. Sabendo que todas têm um tio e uma tia por afinidade, responda: Se o tio consanguíneo da Andreia é pai da Brigite de quem é tia por afinidade a mãe da Carla? Explique.

4) A Edite nasceu no século XIX, casou-se em 1925 e faleceu no ano em que a sua idade era exactamente 1/31 do ano do seu nascimento. Em 1900 quantos anos tinha?

5) Certo dia um amigo tentou enviar-me o seguinte email. "Xico, iocirri: O miu cimpitaior ipaihoi um iiris e iasiou i suistituir ai leirai, de irêi em irêi, peia litri "i". Qie divo iazir aiori?" Qual a caixa de correio onde foi recebido? mail@distico.it, correio@distico.com, xico@distico.pt.

6) Um número inteiro positivo N diz-se flexível se existir um número M, obtido através de uma permutação dos algarismos de N (não podendo começar com o algarismo 0), tal que M + N ainda se pode obter através de uma permutação dos algarismos de N. Por exemplo, 6147 é flexível porque 6147 + 1467 = 7614. Determina todos os números flexíveis com 3 algarismos.

7) Este é um famoso paradoxo de estatística. Consiste num concurso de televisão em que há três portas. Uma delas contém um prémio valioso e as outras duas estão vazias. O concorrente tem de escolher uma porta. Se acertar na porta premiada, ganha o prémio. O apresentador sabe exactamente onde está o prémio e, para aumentar o suspense, sempre que o concorrente escolhe uma porta, tenha ela o prémio ou não, o apresentador abre uma das portas vazias. Neste momento, ele dá oportunidade ao concorrente de alterar a sua resposta. O concorrente pode agora optar por uma de duas portas. A pergunta é a seguinte: Do ponto de vista da probabilidade, é sempre mais vantajoso manter a resposta, alterar a resposta ou é indiferente?

8) Qual o número que falta?

2 2 3 2 2 1 1 1 1 1 _.

Justifique.

9) A casa da família Quinas tinha uma divisão a que chamavam "O cubo": media 4m x 4m x 4m. Cada uma das paredes tinha uma porta de 2m x 3m e o tecto tinha uma clarabóia redonda, de 1m de diâmetro.Um dia a mãe pediu aos 5 filhos que pintassem o interior da divisão. Embora só dispusessem de 3 pincéis, eles foram-se revesando; ao fim 4 horas e meia a divisão estava pintada.Sabendo que todos pintaram o mesmo, quantas horas pintou cada um?

10) O Magalhães, surdo-mudo de nascença, senta-se na paragem de autocarro; o vício do tabaco leva-o a meter de imediato a mão ao bolso. É então que se apercebe que o seu maço está vazio. O transporte chega daí a 5 minutos e não dá tempo para ir ao quiosque que fica a 2 quarteirões. Na paragem só está o Sr. Sócrates, que ele conhece apenas de vista e sabe ser fumador. Mas o Sr. Sócrates é cego; não vê nadinha... Será que o Magalhães consegue resolver o problema?"Como é que um surdo-mudo pede um cigarro a um cego?"

[Aparentemente, o problema do Sócrates e do Magalhães não tem solução. Eu também não sei a resposta, por isso vão enviando sugestões ...]

1 comentário:

Pedro disse...

10) Pode sempre utilizar braile. Cartão e caneta chega.