sexta-feira, 7 de agosto de 2009

QUAL GRIPE? AQUI NÃO HÁ GRIPE. HÁ É VINHO!

Acabo de me deliciar mais uma peça jornalística magnífica na RTP internacional em que o editor mandou uma desgraçada de uma estagiária para uma aldeia do interior à procura da opinião das pessoas sobre a gripe A. Vai daí, a rapariga desata a filmar galinhas a esgravatar e paisagens bucólicas. E depois, como não houvesse ninguém na rua, entra numa taberna e pede às pessoas que lá estavam (2 ou 3 idosos e a proprietária) os seus comentários sobre a gripe.
Claro que não havia uma só que soubesse de que é que a entrevistadora estava a falar.
Mas a mais maravilhosa resposta foi aquela que eu escolhi para título deste post.

Portugal é um país notável!

O que me continua a admirar é que seja a RTP, paga com os nossos impostos, a cultivar a imagem que este país consolida no estrangeiro todos os dias: um país de gente pobre, analfabeta e absolutamente ignorante de tudo o que se passa no mundo. Através do seu canal RTPI, o único que se vê por esse mundo fora.
Então a rubrica “bom português” é o maior placard mundial da ignorância deste povo. Por mais que procure em todos os canais no estrangeiro não encontro um canal que tenha uma rubrica igual.
A propósito de gripe A: em Espanha há milhares de infectados, já morreram meia dúzia de pessoas e ninguém fala nisso nas tvs. Porquê? Porque há milhares de doenças muito mais perigosas e que matam gente às centenas todos os dias. Porquê abrir diariamente os telejornais a falar de uma que nem sequer está no ranking?
Só num país subdesenvolvido, mesmo…

http://joaotilly.weblog.com.pt/

Sem comentários: