domingo, 16 de agosto de 2009

QUANTO VALE A TRADIÇÃO?

O povo português é um povo que gosta de tradições. Pode-se afirmar quase categoricamente que a tradição faz parte do seu quotidiano. Parece que não consegue viver nem alterar nada sem que venha a tradicional frase "a nossa tradição sempre foi assim". Alguns lá vão resistindo à tradição e fazem alterações, mas outros nem sequer querem pensar que se altere a tradição do nosso povo.

No campo religioso é onde se aplica mais este conceito. Como já o afirmou o professor Moisés do Espírito Santo, nota-se que a tradição do povo português vai para alem da ortodoxia católica. O povo tem tradições que nunca a Igreja Católica se lembrou de inventar, mas que acabou por aceitar, principalmente quando lhe convinha.

A tradição Católica de adorar e orar aos santos diante das suas imagens foi dogmatizada a partir do século VIII. Mas o papa João XX111 tentou acabar com as imagens dentro dos templos assim como com as procissões. Mas a tradição acabou por ser mais forte, e as práticas continuaram.

Assim, ainda se assistem a procissões intermináveis por ruas sem qualquer condição para passagem pedonal com tractores carregando andores deixando para trás uma enorme poeira de pó que embate directamente a quem se encontra à sua retaguarda, arruadas de 10km ou mais e a cortejos infindáveis tudo em nome da tradição. Eu chamaria-lhe ESCRAVIDÃO mas como os tempos evolutivos ainda não passaram por este pobre país, estes são considerados acontecimentos tradicionais e banais. Afinal, contrariamente ao que se diz, "A tradição ainda é o que era...".



A tradição é o maior obstáculo para a evolução de um país, é o motivo pela total ignorância popular e é a origem dos discursos "monoargumentativos" (e estúpidos, diga-se).

Sem comentários: