quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

DE QUE MALES SOFRIA A POBRE GIOCONDA?

Um professor italiano de Anatomia Patológica na Universidade de Palermo decidiu fazer o que milhares de outros já fizeram: estudar todos os detalhes do mais famoso quadro do mundo, Mona Lisa.
O homem observou, analisou, estudou a obra-prima de Da Vinci e graças ao seu olhar clínico deixou um diagnóstico: além do sorriso enigmático, a modelo de Da Vinci podia também sofrer de colesterol e apresentar níveis altos de triglicéridos.
Ao analisar o quadro, Vito Franco encontrou o que se designa por “xantelasma”, uma acumulação subcutânea de colesterol, na concavidade do olho esquerdo de Mona Lisa e um sinal de um linfoma numa mão.
Como não há possibilidades de concluir o diagnóstico utilizando os tradicionais exames médicos, estas possibilidades não poderão, infelizmente, ser confirmadas. A estas dúvidas juntam-se outras, como saber se Mona Lisa, ou Gioconda, cheirava mal dos pés, padecia de ataques de flatulência, depilava as axilas, cortava as unhas dos pés, tinha mau hálito, era careca (ou seja, se tinha a mona lisa, Lol!) entre outros dados relevantes.

Sem comentários: