quinta-feira, 26 de novembro de 2009

JOÃO PAULO II CHICOTEAVA-SE ANTES DE FAZER ASNEIRAS

A revelação foi feita pela irmã Tobiana Sobodka, uma freira polaca que durante mais de vinte anos serviu de perto João Paulo II, e consta do processo de beatificação. "Ele submetia-se, com alguma frequência, a penitências físicas", revelou a freira, sublinhando que tal acontecia no seu apartamento privado no Vaticano e na residência de férias de Verão, no Castelo de Gandolfo.

As declarações da freira polaca, da Ordem do Sagrado Coração de Jesus, foram publicadas no jornal italiano ‘La Stampa’ e constam do volumoso processo de beatificação do ‘Papa da Solidariedade’, que decorre na Congregação para as Causas dos Santos.
Referindo nunca ter visto o Papa chicotear-se, a religiosa assegura que o ouviu várias vezes. "Nós conseguíamos ouvir. Estávamos no quarto ao lado, no Castelo de Gandolfo, e ouvíamos o som dos golpes quando ele se flagelava. Fê--lo com alguma regularidade, enquanto teve forças para se movimentar por ele próprio", afirmou Tobiana Sobodka.
Os castigos físicos, que João Paulo II utilizaria como forma de remissão dos pecados, são também confirmados pelo bispo Emery Kabongo, que foi vários anos secretário pessoal do Papa.
Segundo o prelado, "[João Paulo II] castigava-se numa situação específica, ou seja, antes da ordenação de bispos e de padres. Com vista à ministração dos sacramentos, preparava-se e pedia perdão a Deus dessa forma".
"Eu nunca vi, mas várias pessoas me disseram que sim", afirmou D. Emery Kabongo, num depoimento que também integra o processo de beatificação de João Paulo II.
O porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, reage com cautela a estas revelações, admitindo apenas que a freira em causa prestou depoimento em sede do processo de beatificação do Papa João Paulo II.


Correio da Manhã

Sem comentários: