segunda-feira, 9 de novembro de 2009

TEORIA DA RELATIVIDADE GERAL EM ANÁLISE NA GULBENKIAN

A Fundação Calouste Gulbenkian promove quarta-feira, dia 11 de Novembro, uma palestra sobre a teoria da Relatividade Geral (RG) no âmbito do ciclo de conferências "Nas fronteiras do Universo".
No evento será recordado "o contexto em que decorreu a expedição de Eddington à Ilha do Príncipe para verificar a RG e discutidos os aspectos diferentes desta experiência", afirma Paulo Crawford, Coordenador Científico do Centro de Astronomia e Astrofísica da Universidade de Lisboa.
Segundo Paulo Crawford, será avaliado "o suposto preconceito de Eddington a favor da RG e mostraremos que os investigadores envolvidos nestas observações e na análise dos resultados tinham boas razões para concluírem a favor da teoria de Einstein".
Depois da contextualização é pedido aos participantes respostas a questões como: Qual foi o impacto em Portugal da expedição de 1919 que teve lugar em solo sob administração portuguesa? Porque é que os astrónomos portugueses não acompanharam Eddington? Qual era o perfil da comunidade astronómica (portuguesa)? Em que temas trabalhavam? Até que ponto seria a teoria da relatividade apropriada por eles? Teria a RG desempenhado algum papel em investigações posteriores?
A palestra tem início às 18 horas, no auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian, sendo transmitida em directo nos espaços adjacentes e em http://live.fccn.pt/fcg/.


Sem comentários: