quinta-feira, 5 de novembro de 2009

TRATADO DE LISBOA ENTRA EM VIGOR DIA 1 DE DEZEMBRO

O Tratado de Lisboa entrará em vigor dia 1 de Dezembro. Depois do Presidente checo ter assinado o documento começa o processo de escolha do novo presidente da União Europeia (UE).
A presidência sueca já confirmou que as novas regras da União Europeia e a nova arquitectura institucional entrarão em vigor no dia 1 de Dezembro. Depois de resolvidos os entraves à ratificação colocados pela República Checa, só falta escolher os candidatos para ocupar os dois novos postos da hierarquia comunitária: o de presidente do Conselho Europeu e o de Alto Representante para a Política Externa e de Segurança, que será ao mesmo tempo vice-presidente da Comissão Europeia.

A actual presidência da UE vai iniciar um processo de consulta aos 27 Estados-membros para encontrar os candidatos ideais. A imprensa belga avançou esta terça-feira que o primeiro-ministro do país, Herman Van Rompuy, irá ser nomeado para o cargo de presidente da UE, avançando mesmo alguns jornais que existe consenso quanto ao nome entre os 27. No entanto, a hipótese de Tony Blair ocupar o cargo ainda se ouve nos corredores das instituições. A decisão será tomada, no mais tardar, até ao final da próxima semana.

Jornal Digital






Sem comentários: