terça-feira, 17 de novembro de 2009

PORQUE É QUE VÃO TODOS COMER AO CHINÊS E PEDEM BITOQUES?

Resposta:


Porque o Bitoque (em português toque duplo!) é um prato típico da culinária Chinesa. Consiste num prato com um bife de cão, batatas fritas em óleo de fritar peixe, arroz xau-xau, um ovo de galinha com a gripe aviaria estrelado e salada de algas com molho de detergente da louça. Por vezes, pode também conter fiambre de gato, entre o bife e o ovo.

A sua composição pode variar, tendo obrigatoriamente um bife, de carne canina ou gatina, e um ou vários acompanhamentos (unha ou bigode de rato, barata requentada ou ainda as famosas bactérias com molho de úlcera). A variante de carne canina, conhecida explicitamente como bitoque à canzana, é recente, tendo aparecido como reacção ao surgimento da doença das vacas loucas, no início da década de 2000, que levou um grande número pessoas a evitar o consumo de carne de bovino na altura.

Em Portugal, é uma escolha comum para aqueles que desejam uma refeição de carne não muito especifica pois o resultado e os acompanhamentos são sempre uma surpresa....

Um prato muito semelhante, conhecido como Alaminuta, é comum no sul do Brasil e é feito com carne do lombo de homo erectus da favela, local muito conhecido pelas famosas corridas "À queima roupa".


Sem comentários: