terça-feira, 3 de novembro de 2009

FACE OCULTA: CÂMARA DE GOUVEIA ABRE INQUÉRITO

A Câmara Municipal de Gouveia anunciou que vai abrir um inquérito interno para apurar "qualquer eventual contacto por parte de funcionários ou colaboradores com as pessoas e os factos abrangidos pela operação 'Face Oculta'".
O inquérito será conduzido por uma personalidade "independente e externa", adianta o comunicado.
A Câmara de Gouveia justifica este procedimento com as "últimas considerações e insinuações na comunicação social" e afirma o propósito de proceder à "divulgação pública do relatório final".
No sábado, a Câmara de Gouveia admitiu ter feito um negócio com a O2 Ambiente - Tratamento e Limpezas Ambientais, empresa ligada a Manuel Godinho, principal arguido do processo "Face Oculta", garantindo o "cumprimento escrupuloso" da legalidade.
"Em Janeiro de 2009, o Município de Gouveia efectuou uma consulta a seis empresas para encaminhamento de resíduos VFV (Veículos em Fim de Vida). A esta consulta responderam três empresas, sendo que a proposta mais favorável(...) foi apresentada pela O2 Ambiente - Tratamento e Limpezas Ambientais SA, pelo valor de 400 euros", explicou a autarquia, em comunicado.
A Câmara reiterou também "a transparência e cumprimento escrupuloso dos trâmites legais neste único processo relativamente à empresa referida".
Na última edição do semanário Expresso, a Câmara de Gouveia é referenciada como sendo uma das autarquias cujos funcionários municipais e membros executivos terão sido subornados por Manuel Godinho.
Manuel José Godinho foi a única pessoa detida durante a operação "Face Oculta", realizada na quarta-feira pela Polícia Judiciária em vários pontos do país, no âmbito de uma investigação relacionada com alegados crimes económicos de um grupo empresarial de Ovar que integra a O2-Tratamento e Limpezas Ambientais, a que está ligado aquele empresário.
No decurso da operação foram efectuadas cerca de 30 buscas, domiciliárias e a postos de trabalho, e 14 pessoas foram constituídas arguidas, incluindo Armando Vara, vice-presidente do Millennium BCP, José Penedos, presidente da Rede Eléctrica Nacional (REN), e o seu filho Paulo Penedos, advogado da empresa SCI-Sociedade Comercial e Industrial de Metalomecânica SA, de Manuel José Godinho.
No comunicado hoje, segunda-feira, divulgado, a autarquia refere ainda a "perplexidade resultante da continuada violação do segredo de justiça" e afirma que, "desde já, prescinde do segredo de justiça" para que as autoridades "possam divulgar e publicar todos os factos que possam envolver qualquer pessoa" da Câmara Municipal de Gouveia.
A agência Lusa procurou contactar o presidente da autarquia, o social-democrata Álvaro Amaro, mas a assessoria de imprensa da Câmara de Gouveia disse que o autarca se encontra hoje, segunda-feira, "incomunicável".



Sem comentários: