quinta-feira, 10 de setembro de 2009

THE GLOBAL COMPETITIVENESS REPORT 2009-2010 - OCDE

Basta ver o gráfico onde estão os factores mais problemáticos para as empresas (doing business) e percebemos que o que temos melhorar são quase tudo coisas a que poderiamos chamar as “low hanging fruits” ou seja é quase básico… até diria que nós só não melhoramos nesses pontos porque não queremos ultrapassar outros países mais conceituados…
E nem estou a dizer que temos que mudar a essência do que é ser português… não vou sugerir que temos que cortar na corrupção ou alterar a nossa ética de trabalho ou baixar os impostos.
Basta pedir ao governo para: melhorar a burocracia governamental (Inefficient government bureaucracy.) – o simplex ainda não deve estar a surtir efeito; melhorar o nosso sistema fiscal (tax regulation); e ter políticas estáveis (policy instability).
Depois com tempo (e vontade) podemos atacar aquelas outras coisas mais complicadas tipo regulação do mercado de trabalho, volume de impostos, ou até pedir às pessoas para estudarem e apostarem na sua formação contínua.

1 comentário:

Pedro Moura disse...

De acordo com o Global Competitiveness Report 2009-2010 é o 9º país do mundo em qualidade das vias de comunicação rodoviárias, 23º nas vias de comunicação ferroviárias, 45º na qualidade dos portos e 49º na qualidade das infraestruturas aeroportuárias. Portugal é também 83º no défice das contas públicas e 113º em poupança nacional e 117º em dívida pública.
Como se pode verificar o problema do país não é a falta de infra-estruturas mas, principalmente, a ineficiência e o sobre-endividamento do estado. Claramente, o PS parece ter as prioridades trocadas.

Adicionalmente, o Governo anuncia com pompa e circunstância o facto de Portugal estar agora na 33.ª posição no pilar Inovação e na 43.ª posição no índice global de competitividade. http://www.portugal.gov.pt/pt/GC17/Noticias/Pages/20090908_Not_Inovacao.aspx

Há 4 anos, no seu programa eleitoral, criticou fortemente o então Governo PSD / CDS pelo facto de Portugal se encontrar na posição 32.ª no pilar Inovação e na 25.ª posição no índice de competitividade. O PS propunha-se, então, adoptar medidas que nos colocariam nos lugares cimeiros dos referidos índices, mas passados mais de 4 anos de Governo PS, constata-se que descemos nos índices.