segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

RESUMO DE NOTÍCIAS DE 15 DE FEVEREIRO DE 2009

Governo· O líder está "desgastado" mas militantes acreditam que tem "força para resistir" (Público) // Sócrates diz que o PS "é partido unido e quer ser partido aberto" (Diário de Notícias)Na sede concelhia do PS da Covilhã está tudo pronto para receber José Sócrates. Há tarjas de apoio ao líder, os retratos estão alinhados na parede e os militantes relembram a "relação especial" que têm com o secretário-geral. Foi aqui que Sócrates iniciou, em 1980, o percurso político no Partido Socialista e é aqui que vota em todas as eleições internas. Cinco anos depois de ter chegado à liderança do partido, muitos militantes reconhecem que Sócrates "está algo desgastado" mas atribuem as culpas às "campanhas mediáticas de que tem sido alvo". "Querem acabar com ele politicamente. Todas estes assuntos que têm levantado é fogo-de-artifício para o destruir", diz João Saraiva, de 61 anos, militante socialista na Covilhã que decidiu votar nestas eleições para cumprir um "dever" e dar força ao actual "líder". Os últimos anos não têm sido fáceis para este militante socialista: foi despedido há cerca de um ano e meio e agora pretende reformar-se. Mas, apesar de a situação económica ser difícil, João Saraiva diz que o Governo PS é neste momento o único que pode "conduzir o país para sair da crise". · "Presidente do Supremo devia estar no Conselho de Estado" (Diário de Notícias)Entrevista a Noronha do Nascimento, presidente do Supremo Tribunal de Justiça, a quarta figura do Estado, que refere que "no Verão vou pensar se me recandidato" ao cargo que agora preside. "Em Portugal, o que há a dizer é que a justiça é criticada e criticável. Em termos de funcionamento, está mais ou menos como estão as justiças do resto da Europa. A palavra justiça é uma palavra muito abrangente, abrange as polícias, abrange às vezes hospitais na sequência de acidentes, abrange o Ministério Público, abrange a Judiciária, abrange tudo.", defende.· "Aliança com a Direita seria o fim do PS" (Correio da Manhã)
Em entrevista, Edmundo Pedro, militante e fundador do PS, considera que a maioria absoluta é essencial porque a grave situação do País assim o exige e porque as alianças com o PSD e o CDS seriam um desastre para o partido liderado por José Sócrates

Oposição· PSD/Porto critica UE e Governo (Público) O líder da distrital do PSD/Porto acusou ontem a União Europeia (UE) e o Governo português de fazerem "uma política de abate das pescas e não de abate de barcos". Marco António Costa lamentou que se viva num período de "desvalorização e afastamento dos nossos recursos e potencialidades", não só no sector das pescas, mas também da agricultura. A política "está errada, porque limita, em excesso, as capturas de cada embarcação". · Ferreira Leite vai apresentar um pacote de medidas de âmbito social e económico (Público) Depois de uma semana particularmente dura, em que foi acusada por personalidades do seu próprio partido de não estar a conseguir transmitir qual é o projecto do PSD, a líder social-democrata Manuela Ferreira Leite prepara-se para anunciar um conjunto de propostas concretas de âmbito económico e social. Anteontem, no jantar-comício de Coimbra, responsabilizou pessoalmente José Sócrates pela evolução da crise e do desemprego; na próxima quarta-feira, perante empresários e representantes sindicais, torna públicas as alternativas - suas e do PSD. · PCP acusa José Sócrates de "ter escondido" a crise (Público) // PCP critica 'Sócrates dos Bosques' (Diário de Notícias)
O líder do PCP, Jerónimo de Sousa, acusou ontem José Sócrates de ter escondido, durante os últimos quatro anos, o mau desempenho da economia, e querer agora, por mera estratégia eleitoral, convencer o país que vai retirar aos ricos para dar aos pobres. "Andou a aumentar os impostos dos reformados, aumentou o IVA, pediu tudo aos trabalhadores e, agora, no final do mandato, vem anunciar que, se o PS ganhar as eleições, o Governo, lá para 2010, vai tirar aos ricos para dar à classe média", denunciou o líder comunista, ontem, num comício em Lourosa. "É pena que só se tenha lembrado agora de vestir o fato de Robin dos Bosques", acrescentou, lembrando, a propósito, que foi este Governo PS que recusou a proposta do PCP de tributação das grandes fortunas. · Ferreira Leite contestada nas bases (Diário de Notícias)
Os passos de Manuela Ferreira Leite na liderança do maior partido da oposição já começam a ser contestados por várias fasquias de militantes e, sobretudo as bases, começam a inquietar-se, em parte devido à proximidade galopante de vários escrutínios eleitorais. Apesar de ter sido brindada por um banho de multidão, mais de 800 pessoas no jantar-comício que decorreu na sexta-feira à noite no pavilhão do União de Coimbra, o apoio à liderança por parte de muitos militantes começa a ter leituras divididas. "Ela se for até ao fim vai ter um resultado histórico para o PSD, pela negativa, claro", assumiu um militante ao DN.

Opinião· Ferreira Leite e Sócrates com oito meses pela frente - Editorial (Público) Uma das coisas que os comentadores políticos se deviam abster de fazer é previsões definitivas. Mesmo quando o que escrevem ou dizem parece óbvio. Já o sabia há muito, mas, mesmo assim caí na tentação de, poucos meses antes de Durão Barroso chegar a primeiro-ministro, escrever que este nunca ocuparia esse lugar após uma sucessão de erros que pareciam comprometer qualquer hipótese de os portugueses o escolherem. Escrevi na altura que fazer aquela previsão era um risco, mas tudo parecia tão evidente... Contudo, não há nada mais volátil do que a política. Quem previu a chegada de Cavaco Silva ao poder? Quem imaginou, mesmo entre pesadelos, que Santana Lopes também se sentaria, mesmo que por pouco tempo, na cadeira de primeiro-ministro? Quem não ficou surpreendido com a demissão abrupta de Ferro Rodrigues da liderança do PS, abrindo caminho a José Sócrates? Quantos perceberam a tempo que Manuel Alegre humilharia Soares nas últimas presidenciais?

Sem comentários: