sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

RESUMO DE NOTÍCIAS DE 8 DE JANEIRO DE 2009 - PARTE 2

Governo· PS veta audição a ministra da Saúde (Correio da Manhã) O Partido Socialista chumbou a audição à ministra da Saúde, Ana Jorge, no Parlamento para esclarecer a alegada repreensão a um jornalista da RTP. A ida do Conselho de Redacção (CR) da Lusa à Assembleia foi igualmente vetada pelo PS. Em causa está uma audição pedida pelo PSD à ministra da Saúde para esclarecer a forma como reagiu a uma pergunta colocada por um jornalista da RTP à ministra da Educação. O caso ocorreu durante a apresentação do Plano de Combate à sida nas escolas. · Costa pode deixar cargo (24 Horas) // Costa pode sair do secretariado do PS (Correio da Manhã) O presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, pode ter de abandonar o Secretariado Nacional do PS na sequência do próximo congresso, por já ter atingido o limite de mandatos de direcção previstos nos estatutos do partido.O próprio António Costa explicou à agência Lusa que se encontra, de forma ininterrupta, no Secretariado Nacional do Partido Socialista desde 1994.

Educação· Novo ataque à avaliação (24 Horas) A oposição voltou ontem a pedir em peso, no Parlamento, a suspensão do modelo de avaliação dos professores, alertando para a "instabilidade" provocada pelo Governo por não ceder neste assunto. "O Governo recusa-se a rever o Estatuto da Carreira Docente e insiste numa posição de força", criticou o deputado comunista Miguel Tiago.

Oposição· Manuela preferia baixar impostos (Correio da Manhã) A líder do PSD, Manuela Ferreira Leite, quer um debate público, televisivo, com o primeiro-ministro, sobre a política económica, "os erros das propostas do Governo e as alternativas que o PSD tem defendido para a recuperação do País" Mas José Sócrates já fez saber que recusa o convite. Em termos económicos, a líder do PSD voltou ontem a dizer que "qualquer folga orçamental deve servir para a redução de impostos e nunca para aumentar a despesa", colocando o ónus deste cenário do lado do Governo, que insiste no investimento público. Mais, a insistência "em investimentos megalómanos" para enfrentar a crise por parte de José Sócrates mereceu a "perplexidade" da líder social-democrata. Quanto ao debate público, o ministro dos Assuntos Parlamentares, Augusto Santos Silva, lembrou que já existem os debates quinzenais no Parlamento e que o Executivo não tem culpa que Ferreira Leite não seja deputada para confrontar José Sócrates. · Eleições não preocupam PSD (24 Horas) O PSD afirma "não estar preocupado" com possíveis alterações no calendário eleitoral deste ano e sublinha que "a fonte de preocupação" do partido "deve ser a crise e a situação dramática" em que vivem os portugueses. "A situação é dramática para os portugueses e a seu tempo tomaremos posição sobre o calendário eleitoral", disse o vice-presidente do PSD, Aguiar Branco. · Eleições não preocupam PSD (24 Horas) O PSD afirma "não estar preocupado" com possíveis alterações no calendário eleitoral deste ano e sublinha que "a fonte de preocupação" do partido "deve ser a crise e a situação dramática" em que vivem os portugueses. "A situação é dramática para os portugueses e a seu tempo tomaremos posição sobre o calendário eleitoral", disse o vice-presidente do PSD, Aguiar Branco.

Sem comentários: