quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

A FILARMONIA AO MAIS ALTO NÍVEL - 5.ª EDIÇÃO

No próximo Domingo, dia 01 de Março, pelas 15h30, o grande auditório do Europarque será palco da 5ª Edição do Festival “A Filarmonia ao Mais Alto Nível”.

O evento que catapultou as nossas Bandas para a ribalta, que consolidou a ideia de que as bandas filarmónicas são capazes de proporcionar espectáculos de altíssimo nível, que têm público e são capazes de estar à altura do prestígio de uma sala como a do europarque termina agora um ciclo que merece o reconhecimento de toda a comunidade filarmónica.

Ao longo das edições realizadas, várias bandas, de nível artístico e contexto diversificado passaram pelo festival, numa demonstração igualmente cabal de que não existem bandas de elite ou privilegiadas. Existem, isso sim, bandas filarmónicas, cuja validade do trabalho realizado deve ser exponenciada, e essa foi uma preocupação sempre presente por parte da empresa promotora e organizadora, a nossa parceira Cardoso & Conceição.

Esta 5ª Edição, de resto, é igualmente clara quanto a esse tratamento de igualdade dispensado às bandas, garantido igualdade de oportunidades. No palco do Europarque apresentar-se-ão as seguintes bandas filarmónicas:

Sociedade Filarmónica Olhalvense
Banda Velha União Sanjoanense
Banda Filarmónica Ovarense
Banda Musical de Souto

Destaque ainda para a participação dos SUPERMETAIS, que à semelhança do sucedido em anteriores Edições, animarão o átrio de entrada do grande auditório com um espectáculo de altíssimo nível, predispondo, da melhor forma, a todos para os concertos das bandas, e ainda a presença, no final, do Ensemble Português de Tubas e Eufónios ”How Low Can You Go?” que certamente encerrará o evento com chave de ouro e fará a delícia dos amantes de música provocando o espanto daqueles que pensam ainda que as tubas apenas se permitem a funções básicas de sustentação rítmica e harmónica.
A expectativa daqueles que participarão nesta Edição do Festival é bem patente nas citações produzidas pelos responsáveis artísticos e administrativos das Bandas, e que podem ser consultadas aqui.
A 5ª Edição do “Filarmonia ao Mais Alto Nível” não será mais, assim o acreditamos, do que a consequência e reforço do sucesso das anteriores edições, vincando a consciência da importância de ventos como este, cujo melhor indicador, para além de todas as palavras de elogios provenientes dos mais diversos quadrantes, deverão ser as palavras daqueles que já participaram e perceberam que essa vivência e experiência catapultou as suas bandas para níveis completamente diferentes.

http://www.bandasfilarmonicas.com/

2 comentários:

Pedro Moura disse...

E a cada edição que passa o "mais alto nível" vai-se tornando menor...

Edgar Arcanjo disse...

Caro colega Pedro Moura, concordo plenamente. Há tão pouco tempo que foi a primeira edição e já vão na quinta. A preocupação, a meu ver, está sim na quantidade de festivais que fazem para divulgar os interesses de quem organiza este evento, deixando assim de parte a qualidade artística.

Edgar Arcanjo